A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização

os conhecimentos dos residentes em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica; Práticas alfabetizadoras; Formação inicial e continuada.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como um de seus principais objetivos a valorização da escola como espaço privilegiado de produção de conhecimentos específicos e a indissociabilidade entre teoria e prática na formação docente. Neste artigo, objetiva-se analisar as contribuições desse programa para a formação de futuros professores alfabetizadores, com foco na construção de conhecimentos e nas práticas de ensino da alfabetização vivenciadas pelos residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da articulação entre a formação inicial e a continuada dos professores preceptores. Os resultados revelam que o PRP, como programa deformação docente, oportunizou reflexões e construções de práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula, as quais envolveram o conhecimento acerca do Sistema Alfabético de Escrita de forma inovadora e transformadora. Destaca-se a identificação dos conhecimentos dos alfabetizandos sobre a escrita, a organização do trabalho pedagógico a partir do desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar e da atenção para a diversidade de conhecimento dos estudantes sobre a escrita, o que contribui para a reflexão sobre o conhecimento acerca do fazer docente dos(das) residentes e preceptoras e, ainda, para a construção da identidade profissional do(a) professor(a) alfabetizador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Educação pela UFPE e Doutorado em Sociologia pela UFPE. Integrante do Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR), do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas - GELPP/UFRPE e doCEEL/UFPE.

andreatbrito@gmail.com

 

Eliana Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE e Doutorado em Educação pela UFMG. É líder do Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR) e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL/UFPE. e-mail eliana.albuquerque@ufpe.br

 

Sirlene Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela UFPE- (2016). Integrante do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR), do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas - GELPP/UFRPE e do CEEL/UFPE. e-mail: sirlene.souza@ufrpe.br

Referências

BORGES, Cecília. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, SP, ano 22, n. 74, p. 11-26, abr. 2001. Dossiê. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100005

BRASIL. Relatório da avaliação nacional da alfabetização. Brasília, DF: MEC/ Inep, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Pró-letramento: apresentação. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pro-letramento. Acesso em: 2 dez. 2023.

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 95, p. 5-12, 1995.

CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escritas: história e atualidades. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2007.

CRUZ, Magna do Carmo Silva. Tecendo a alfabetização no chão da escola seriada e ciclada: a fabricação das práticas de alfabetização e a aprendizagem da escrita e da leitura pelas crianças. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

DURAN, Marília Claret Geraes. Alfabetização na rede pública de São Paulo: a história de caminhos e descaminhos do ciclo básico. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1999.

FERREIRA, Andréa Tereza Brito. Os saberes docentes e sua prática. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito (org.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 51-64.

FERREIRA, Andréa Tereza Brito; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito (org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. p. 49-65.

FERREIRA, Andréa Tereza Brito; LEAL, Telma Ferraz. Formação continuada de professores: enfim, o que pensam e sugerem os professores? In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito (org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. p. 81-95.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora UNIJUI, 1998. DOI: https://doi.org/10.1515/9782763713014

GOIGOUX, Roland. Mieux connaître les parcours es enseignants debutants pour mieux les former. In: GOIGOUX, Roland; RIA, Luc; TOCZEK-CAPELLE, Marie-Christine (ed.). Les parcours de formations des enseignants débutants. Clermont-Ferrand: Presses Universitaires Blaise-Pascal, 2009. p. 25-44.

GOIGOUX, Roland. Um modele d’analyse de l’activité des enseignants. Education & Didactique, France, v. 3, p. 19-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.4000/educationdidactique.232

GOULART, Cecília. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores. In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 85-95.

LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas da pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002

NUNES, Neusa C. Rosa. A formação continuada do professor do ensino superior: um compromisso institucional. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, SP, Piracicaba, SP, 2003.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (org.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 27-36.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, Nayanne N. Torres da. Estudo de práticas de alfabetização face à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e na França: relação entre práticas de ensino e progressão das aprendizagens dos alunos. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp79-99

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOUZA, Alexsandra Felix de Lima; BARROS, Jacira Maria L’Amour Barreto de; SILVA, Nyrluce Marília Alves da (coord.). Política de ensino da rede municipal do Recife. 2. ed. rev. e atual. Recife: Secretaria de Educação, 2021. 6 v.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont (org.). Formação dos professores e contextos sociais. Porto: Rés, 2001.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

BRITO FERREIRA, Andrea Tereza; CORREIA DE ALBUQUERQUE, Eliana Borges; BARBOSA DE SOUZA, Sirlene. A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: os conhecimentos dos residentes em ação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 158–172, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49534. Acesso em: 23 nov. 2024.