A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização
os conhecimentos dos residentes em ação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica; Práticas alfabetizadoras; Formação inicial e continuada.Resumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como um de seus principais objetivos a valorização da escola como espaço privilegiado de produção de conhecimentos específicos e a indissociabilidade entre teoria e prática na formação docente. Neste artigo, objetiva-se analisar as contribuições desse programa para a formação de futuros professores alfabetizadores, com foco na construção de conhecimentos e nas práticas de ensino da alfabetização vivenciadas pelos residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da articulação entre a formação inicial e a continuada dos professores preceptores. Os resultados revelam que o PRP, como programa deformação docente, oportunizou reflexões e construções de práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula, as quais envolveram o conhecimento acerca do Sistema Alfabético de Escrita de forma inovadora e transformadora. Destaca-se a identificação dos conhecimentos dos alfabetizandos sobre a escrita, a organização do trabalho pedagógico a partir do desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar e da atenção para a diversidade de conhecimento dos estudantes sobre a escrita, o que contribui para a reflexão sobre o conhecimento acerca do fazer docente dos(das) residentes e preceptoras e, ainda, para a construção da identidade profissional do(a) professor(a) alfabetizador.
Downloads
Referências
BORGES, Cecília. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, SP, ano 22, n. 74, p. 11-26, abr. 2001. Dossiê. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100005
BRASIL. Relatório da avaliação nacional da alfabetização. Brasília, DF: MEC/ Inep, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Pró-letramento: apresentação. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pro-letramento. Acesso em: 2 dez. 2023.
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 95, p. 5-12, 1995.
CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escritas: história e atualidades. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2007.
CRUZ, Magna do Carmo Silva. Tecendo a alfabetização no chão da escola seriada e ciclada: a fabricação das práticas de alfabetização e a aprendizagem da escrita e da leitura pelas crianças. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
DURAN, Marília Claret Geraes. Alfabetização na rede pública de São Paulo: a história de caminhos e descaminhos do ciclo básico. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1999.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito. Os saberes docentes e sua prática. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito (org.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 51-64.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito (org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. p. 49-65.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito; LEAL, Telma Ferraz. Formação continuada de professores: enfim, o que pensam e sugerem os professores? In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito (org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. p. 81-95.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora UNIJUI, 1998. DOI: https://doi.org/10.1515/9782763713014
GOIGOUX, Roland. Mieux connaître les parcours es enseignants debutants pour mieux les former. In: GOIGOUX, Roland; RIA, Luc; TOCZEK-CAPELLE, Marie-Christine (ed.). Les parcours de formations des enseignants débutants. Clermont-Ferrand: Presses Universitaires Blaise-Pascal, 2009. p. 25-44.
GOIGOUX, Roland. Um modele d’analyse de l’activité des enseignants. Education & Didactique, France, v. 3, p. 19-41, 2007. DOI: https://doi.org/10.4000/educationdidactique.232
GOULART, Cecília. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores. In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 85-95.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas da pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002
NUNES, Neusa C. Rosa. A formação continuada do professor do ensino superior: um compromisso institucional. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, SP, Piracicaba, SP, 2003.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (org.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 27-36.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVA, Nayanne N. Torres da. Estudo de práticas de alfabetização face à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e na França: relação entre práticas de ensino e progressão das aprendizagens dos alunos. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp79-99
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOUZA, Alexsandra Felix de Lima; BARROS, Jacira Maria L’Amour Barreto de; SILVA, Nyrluce Marília Alves da (coord.). Política de ensino da rede municipal do Recife. 2. ed. rev. e atual. Recife: Secretaria de Educação, 2021. 6 v.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont (org.). Formação dos professores e contextos sociais. Porto: Rés, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andrea Brito, Eliana Albuquerque, Sirlene Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.